Na última segunda-feira (27), o presidente do TCE, Ranilson Ramos, e os conselheiros Valdecir Pascoal, Carlos Neves, Marcos Loreto, Dirceu Rodolfo, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes participaram da solenidade de inauguração das novas instalações da Inspetoria Regional de Petrolina (IRPE).

O prédio, fundado em 1933, passou por uma reforma para melhorar as instalações. A IRPE passou a contar com acessibilidade e sustentabilidade, além de placas solares que reduzirão o consumo de energia elétrica em 50%. O auditório, que antes tinha capacidade para 40 pessoas, vai comportar agora 60. O espaço também vai contar com uma sala de inovação em gestão pública. O local leva o nome de Clementino Souza Coelho, ex-prefeito do município, e tem características parecidas com a sede do TCE na capital pernambucana.

Durante o evento, o conselheiro Ranilson Ramos também reuniu todos os inspetores regionais (Arcoverde, Garanhuns, Bezerros, Surubim e Palmares, Gerência Metropolitana Sul e Gerência Metropolitana Norte).

Na oportunidade, o presidente do TCE destacou a importância da Resolução TC Nº 214/23, que atualiza a jurisdição das Inspetorias do TCE, e entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2024.

"Esta decisão de empoderar as inspetorias regionais é de muito avanço para o Tribunal de Contas. Desta forma, elas vão ter competência para dar respostas imediatas à sociedade", destacou Ranilson Ramos.

O documento foi baseado em um estudo elaborado pelo Departamento de Controle Externo Regional do TCE que avaliou que a reestruturação vai racionalizar os custos e otimizar os deslocamentos, equilibrar a distribuição dos municípios fiscalizados, além de uma maior aderência à regionalização do Estado.

Durante a cerimônia, o conselheiro Valdecir Pascoal, futuro presidente do TCE (2024-2025), ressaltou a importância de cada presidente construir e deixar um legado para o Tribunal. "Quando pensamos em departamentos de controle, temos que entender sobre políticas públicas para conseguir avaliar com eficiência. Vejo com bons olhos esta mudança de trazer as inspetorias também para o planejamento. O papel educador é de muita importância, e as inspetorias regionais precisam desempenhar esse papel para ajudar o gestor, afinal, antes de julgar, somos orientadores".

Estiveram presentes na solenidade, prefeitos de mais de 20 municípios, dos 25 que a IRPE fiscalizará a partir da nova resolução, além de diversas autoridades regionais, a diretora de Controle Externo do TCE, Adriana Arantes, e demais servidores do Tribunal.

O inspetor regional de Petrolina, Larry Leal, destacou o sentimento de gratidão pela reforma da nova sede de Petrolina. "As novas instalações vão permitir que a nossa função de fiscalizar aconteça de forma mais célere, beneficiando os cidadãos", disse.

O descerramento da placa da nova Inspetoria foi feito pelo presidente Ranilson Ramos, pelo prefeito de Petrolina, Simão Durando, e por Augusto Coelho, filho de Clementino de Souza Coelho.

Também foi colocada uma placa em homenagem ao servidor da IRPE Caio Caribé, falecido em 2019.

Inspetoria Regional de Petrolina - Inaugurada em 1993, com sede própria desde 2011. A partir de agora será responsável pela jurisdição de 25 municípios que representam o orçamento de R$ 3 bilhões e meio.

Confira mais imagens da inauguração 📸

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/11/2023