O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

A auditoria do Tribunal de Contas de Pernambuco que deu origem à eliminação dos lixões no Estado foi selecionada para fazer parte do banco de dados de Boas Práticas do Instituto Innovare, uma entidade que se dedica a reconhecer e premiar ações inovadoras e criativas que ajudem a aprimorar o trabalho da justiça, trazendo assim, benefícios à população.

O prêmio Innovare acontece há 20 anos, destacando projetos inscritos em sete categorias. Em 2023, 774 práticas concorreram. Nove delas foram premiadas, e seis receberam menção honrosa. A auditoria do TCE-PE foi uma das finalistas na categoria Tribunal.

O trabalho, que teve início em 2014, acompanhou a destinação dos resíduos sólidos em todos os municípios do Estado, identificando irregularidades no descarte do lixo, e orientando os gestores sobre a correta utilização de aterros sanitários. 

Em 2023, na gestão do conselheiro Ranilson Ramos, a atuação do Tribunal de Contas -- em parceria com outros órgãos como Ministério Público Estadual, Agência Estadual de Meio Ambiente, e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade -- levou Pernambuco a alcançar um marco histórico: a erradicação de todos os lixões a céu aberto em Pernambuco. 

“Essa auditoria foi um exemplo de um trabalho de união entre órgãos do controle externo, que conseguiu um resultado importante sem sobrecarregar a justiça, pois não houve necessidade de abrir um único processo contra gestores”, afirmou Pedro Teixeira, um dos auditores do TCE que esteve à frente do trabalho. “E para o Innovare, esse foi um exemplo de boa prática que deve ser adotada por outras instituições, e vai servir de referência para outros tribunais que também estão atuando na eliminação dos lixões em seus estados”, concluiu o auditor.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/01/2023