Banner Servidora Publica Artigo 1

A assessora-técnica e analista de Controle Externo, Talita Dourado, que atua na 1ª Procuradoria de Contas, que tem como titular a procuradora-geral Adjunta, Eliana Lapenda Guerra,  publicou, em conjunto com o analista de Controle Externo, Eduardo Victor Menezes, o artigo científico intitulado "Há resistência das administrações públicas municipais ao pregão eletrônico? Grau de adesão à forma eletrônica e critérios para escolha de plataforma no Estado de Pernambuco" na última edição da Revista Controle, Doutrina e Artigos, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

Acesse AQUI a revista completa e o artigo publicado.

"Nosso estudo se trata do resumo de um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco com o objetivo de identificar a adoção do pregão eletrônico pelas prefeituras pernambucanas, aferindo, ainda, o grau de legitimidade das justificativas apresentadas para a sua não utilização", disse Talita que é graduada em Direito, em Administração e é mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo o estudo realizado pelos analistas, concluiu-se que a baixa adesão ao pregão eletrônico nas prefeituras pernambucanas não está relacionado à inviabilidade técnica, mas a uma resistência cultural dos gestores públicos municipais. “O pregão eletrônico traz uma série de vantagens para a preservação do erário público, destacando-se, ainda, como uma modalidade de contratação dos serviços que transformou as aquisições nas organizações públicas, trazendo mais simplicidade, agilidade e economia aos procedimentos licitatórios”, concluíram os autores.

Segundo a procuradora-geral Adjunta do MPC-PE, Eliana Lapenda Guerra, “recebemos com muito orgulho a notícia da publicação do artigo escrito pela assessora que vem se destacando no cenário jurídico nacional e que vem demonstrando seu compromisso com assuntos afetos à sua atuação na 1ª Procuradoria do Ministério Público de Contas de Pernambuco”, disse ela.

Acesse AQUI a revista completa e o artigo publicado.