O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), por meio da 2ª Procuradoria de Contas, que tem como titular a procuradora Maria Nilda Silva, tem realizado uma série de encontros em escolas públicas estaduais a fim de aproximar estudantes do Ensino Médio do trabalho que é desenvolvido pelo MPC-PE e Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Além de falar do trabalho dos órgãos, ela procura engajar os participantes sobre a importância dos estudos e a escolha de uma carreira de trabalho.


“Durante os encontros, abordamos diversos temas, como mercado de trabalho, carreira, a importância dos estudos e a relevância das atividades de controle externo desenvolvidas no Ministério Público de Contas e no Tribunal de Contas. Tudo isso de forma transversal, a partir de vivências pessoais e do próprio contexto social dos alunos. Falamos sobre a noção de direitos, deveres, cidadania, contas públicas, fiscalização da administração pública. Buscando, sempre, inspirar a superação de obstáculos por meio da dedicação aos estudos”, disse a procuradora do MPC-PE, Maria Nilda Silva.

As primeiras palestras foram realizadas na Escola de Referência Ageu Magalhaes (Erem Ageu), localizado em Casa Amarela; e na Escola Técnica Estadual Senador Wilson Campos, em Paudalho. "Nosso trabalho não para por aqui, vamos visitar diversas escolas até o final do ano, em diversos municípios, sempre levando conteúdos relevantes", disse ela.

Para o estudante Tomás José, de Paudalho, que tem o objetivo de seguir carreira em Licenciatura em Matemática, "a palestra foi muito proveitosa, pois foram abordadas questões práticas sobre o nosso dia a dia, a carreira, a importância da dedicação aos estudos, principalmente os exemplos pessoais, que acabam contagiando e empolgando a gente", disse ele.

Já para Ana Carolina Simões, do Erem Ageu Magalhães, apontou a necessidade de abordar questões relacionadas à carreira no dia a dia escola. "Foi um tema muito importante a ser abordado, pois estamos em um período de tomar decisões e, em algumas situações falta um pouco de motivação para fazer faculdade, muitas vezes a gente pensa em terminar o ensino médio e já ir pro mercado de trabalho, por isso é muito importante ouvir a trajetória de outras pessoas que vieram de realidades iguais a nossa e que conseguiram chegar onde quiseram chegar", disse.

Na primeira palestra participaram mais de 150 estudantes e na segunda mais de 200. A ação terá continuidade com a realização de palestras em outras escolas tanto da Região Metropolitana do Recife (RMR), quanto do interior do Estado. Além do alunado, participam, ainda, professores e toda a equipe pedagógica da unidade de ensino.

Ministério Público de Contas, 12/09/2023