O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), Ricardo Alexandre Almeida, tomou posse formal nesta terça-feira, 2 de janeiro, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O evento, restrito aos servidores da Instituição, também deu posse à nova Mesa Diretora da Corte de Contas.

"Quero agradecer a confiança dos membros do Ministério Público de Contas pela votação unânime e, assim, reforçar meu compromisso com uma atuação em absoluta sintonia com todos os procuradores de Contas, sempre de forma ampla e democrática. Vamos trabalhar em sintonia e integração para construir um Controle Externo cada vez mais forte e atuante", disse ele durante o encontro. No próximo dia 16 de janeiro, às 10h, será realizado evento com a posse do procurador-geral Ricardo Alexandre Almeida, no auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Acesse aqui o Convite da posse do Procurador-Geral de Contas.

"O TCE de Pernambuco foi um dos primeiros do País a estruturar o Ministério Público de Contas nos moldes da Constituição Federal de 1988. A participação do Ministério Público na atuação do Controle Externo é fundamental para trazer ainda mais qualidade às ações do TC, bem como consolidar e expandir os ramos de atuação do Controle Externo, por meio de uma atuação integrada, em rede, mas que respeite sua autonomia e prerrogativas", disse o presidente do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal.

TRAJETÓRIA - Ricardo Alexandre de Almeida é procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco, tendo sido nomeado em 2005. Natural de Campina Grande, na Paraíba, Ricardo Alexandre foi aprovado em diversos concursos, dentre eles: Técnico de Finanças e Controle da Secretaria Federal de Controle Interno; Técnico de Finanças e Controle – Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; Técnico da Receita Federal; Auditor-fiscal da Receita Federal; Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte; Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União; e Procurador-Consultivo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Ademais, é autor do livro “Direito Tributário”, coautor da obra “Direito Administrativo”, professor de Pós-Graduação e de Cursos Preparatórios para concursos, além de palestrante em diversos congressos e seminários.

Ministério Público de Contas, 02/01/2023