Na manhã desta terça-feira, 9 de janeiro, os membros do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), em reunião do Colégio de Procuradores (CPC/MPC-PE), elegeram por unanimidade o procurador Gilmar Lima como corregedor do Parquet especializado para o biênio 2024/2025. Ele assume o órgão a partir do próximo 2 de fevereiro. Entre as suas propostas estão a atuação conjunta com os membros e o estreitamento dos diálogos em cada uma das Procuradorias de Contas.

“Assumo esse novo desafio seguro de que podemos realizar um trabalho de continuidade, fornecendo ainda mais feedback aos membros, otimizando os procedimentos já existentes e conversando de forma equânime com todos. A corregedoria é um órgão vivo, com vocação nobre e com grandes responsabilidades, sendo um espaço em que lidamos com temas multidisciplinares e com a melhoria contínua da nossa atuação", disse o corregedor eleito, Gilmar Lima.

Após aclamado, Lima expressou profunda gratidão pela confiança depositada pelos membros do MPC-PE e reforçou os êxitos alcançados no último biênio. "Precisamos valorizar as contribuições do procurador Guido Rostand que fortaleceu e aprimorou sobremaneira os procedimentos e os trabalhos desenvolvidos na Corregedoria", disse.

Ao longo dos anos de 2022 e 2023, o corregedor do MPC-PE, o procurador de Contas Guido Rostand, trabalhou para a estruturação do órgãos correicional com a criação do Painel de Acompanhamento de Indicadores, a criação do Código de Ética dos membros e realização do calendário de correições. "Eu desejo pleno sucesso ao novo corregedor e tenho certeza que irá contribuir e participar de forma ativa para a construção do Ministério Público de Contas do futuro. Trazendo inovações e contribuições para a construção de um trabalho cada vez mais qualificado tendo como norte a garantia da execução das atividades com resolutividade e efetividade", disse ele.

Os procuradores Cristiano Pimentel e Germana Laureano também foram eleitos de forma unânime como integrantes da Comissão de Ética do MPC-PE, órgão autônomo, composto por três membros titulares e presidida pelo Corregedor do MPC-PE. A Comissão tem a incumbência de aplicar o Código de Ética, receber denúncias, instruir processos, propor aplicação de penalidades, entre outras atividades.

“Sinto-me muito honrada em ter sido eleita pela unanimidade dos integrantes do Colégio de Procuradores para compor a Comissão de Ética da instituição no próximo biênio. Representa um desafio porque é uma atividade distinta das atribuições ordinárias do Procurador, mas a companhia dos valorosos colegas Cristiano Pimentel e Gilmar Lima me dá confiança no êxito da missão”, disse a procuradora de Contas Germana Laureano.

TRAJETÓRIA - Gilmar Lima é natural de Vitória de Santo Antão, com formação acadêmica em Direito, Engenharia Elétrica e Ciências Contábeis, todas elas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já atuou como auditor fiscal da Prefeitura do Recife, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) e assessor da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ele iniciou sua carreira no Ministério Público de Contas de Pernambuco como procurador em 1 de julho de 1996.

Por Fernando de Albuquerque, 10/01/2024